Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias

Conselho Tutelar reuniu professores e Ministério Público para debater a função do conselho nas escolas

01/02/2011

Conselho Tutelar reuniu professores e Ministério Público para debater a função do conselho nas escolasO Conselho Tutelar é um órgão responsável em fiscalizar se estão sendo cumpridos os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. O Conselho Tutelar é constituído por cinco Conselheiros que são devidamente escolhidos pela comunidade local e assim cumprem um mandato de três anos.

Esses Conselheiros são as pessoas responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequado para a solução de problemas relacionados aos mesmos, mas também existem outras pessoas que fazem parte desse órgão que auxiliam tais processos em conjunto com os Conselheiros.

Com o intuito de reforçar a responsabilidade do conselho tutelar de Nova Xavantina, diretores de escolas, o promotor de justiça Milton Mattos, a assessora pedagógica Terezinha de Jesus, a secretária municipal de educação Carla Luiza juntamente com todos os conselheiros, realizaram uma reunião na última sexta-feira, 28, na sede do Conselho Tutelar, para explanar as funções do Conselho Tutelar nas escolas.

De acordo com a Conselheira Eliane Silveira - Coordenadora do Conselho Tutelar de Nova Xavantina, a proposta de uma reflexão sobre o perfil de atuação da Nova Escola, propõe o asseguramento de um direito indispensável ao desenvolvimento de crianças e jovens, notadamente no que diz para com a atuação compartilhada em defesa do Direito à Educação. Eliane salienta que nunca é demais realçar o papel dos pais para com a educação dos filhos.

Os casos que podem e devem ser encaminhados para o Conselho Tutelar são aqueles de discriminação,exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes.

Assim que recebem uma denúncia de violação de qualquer direito de uma criança ou adolescentes, o Conselho Tutelar como um todo passa a acompanhar o caso devidamente, para assim definir a melhor maneira de resolver de resolver o problema e devolver ao indivíduo o direito de poder usufruir de tudo aquilo que está previsto em lei, ou seja, no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Caso os pedidos não sejam atendidos, o Conselho Tutelar tem como papel também encaminhar o caso ao Ministério Público, para que assim sejam tomadas todas as providências jurídicas necessárias

 
 
Fonte: Noticias NX
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT