Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
18 DE MAIO
14/04/2011

A Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes definiu esta semana uma série de ações de mobilização para o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Entre as atividades previstas estão: um show promovido pela Childhood Brasil, dia 17 de maio no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; a realização do 2º Seminário para gestores como estratégia para o enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes, dias 17 e 18 de maio, promovido pelo Serviço Social da Industria (Sesi); a entrega da 1° edição do Prêmio Neide Castanha, promovido pela Comissão Intersetorial e Comitê Nacional de Enfrentamento; mobilização e atividades na Esplanada dos Ministérios/Praça dos Três Poderes e mobilizações locais com as redes sociais e protagonismo juvenil. Na data, a Secretaria de Direitos Humanos irá apresentar um Pacto de Ações para o enfrentamento do problema.

As ações serão promovidas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e parceiros que integram a comissão.

A mobilização nacional no 18 de maio, realizada todos os anos, busca mobilizar a sociedade para atuação nessa luta, ou seja, estimular e encorajar as pessoas a denunciar situações de violência contra meninas e meninos. A Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e composta por ministérios do Governo Federal, organismos internacionais e organizações não governamentais que trabalham com o tema da infância.

18 de Maio

Em 2000, o dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão de um crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, que ficou conhecido como Caso Araceli - uma menina de oito anos de idade foi assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

Desde o surgimento da data, a sociedade civil, em parceria com o governo federal, organiza e promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual.

Prêmio

No 18 de maio do ano passado, foi lançado o Prêmio Neide Castanha. A iniciativa é uma parceria da Comissão Intersetorial e do Comitê Nacional de Enfrentamento em homenagem à assistente social Neide Castanha, reconhecida militante da causa que faleceu em janeiro de 2010. O Prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que mereçam destaque por sua atuação no enfrentamento da violência sexual. A 1° entrega do Prêmio ocorrerá no 18 de maio de 2011.

 

 
 
Fonte: Portal SDH
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT