A Administração Estadual do SIPIA/CT em Mato Grosso, informa a todos (as) USUÁRIOS do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência - SIPIA - módulo CT web, que estão suspensas temporáriamente os treinamentos em Laboratório em Cuiabá-MT, até que se concluam as etapas de migração e ajustes no Sistema Nacional.
Transcrevemos abaixo as orientações que recebemos da Secretaria de Direitos Humanos da presidencia da República:
Caros ADE’s do Módulo CT Web do SIPIA:
Como vocês estão? Espero que esta mensagem encontre todos e todas bem, em paz e com saúde!
Escrevo-lhes para repassar alguns informes sobre os encaminhamentos realizados desde nosso encontro em Brasília no mês passado, especialmente sobre o processo de migração da infra-estrutura de hospedagem do Módulo CT Web do SIPIA (versão produção e versão treinamento).
Informo que realizamos a migração do ambiente de produção para os servidores de Internet da SDH. Trabalhamos com uma interface conjunta com o Softex e a equipe de Logística e Tecnologia da Informação da Secretaria de Direitos Humanos, rumo à transferência de arquivos e instalação do software nas máquinas em Brasília, em uma dinâmica de trabalho que tem envolvido ação à distância (via telefone e e-mail) e presencial (com visita do Observatório Nacional a Recife).
Estamos dentro do prazo e conseguiremos trabalhar com a data do 30 de setembro.
No nosso planejamento, o processo de migração ainda possui ações a serem realizadas. Parte destas ações significa calibrar os servidores para o que chamamos de “etapa de arranque”. Outra parte é a instalação e configuração paralela do ambiente de treinamento, que será um clone do ambiente de produção com o banco de acesso de treinamento. Também realizaremos um “stop” no sistema nessa semana, para backup da base de dados do dia e sua instalação nos novos servidores.
Para tal, peço a todos e todas que tenham em conta o seguinte cronograma, com suas respectivas orientações:
a) No dia 29 de setembro, quinta-feira, o Módulo CT Web será interrompido. Funcionará até meia noite, na virada do 29 para o 30. No dia 30 nenhum usuário conseguirá acessar e para tal será feito o último backup para concluir a migração.
b) As versões “produção” e “treinamento” do Módulo CT Web ficarão fora do ar para acesso dos usuários nos dias 30 de setembro, 01, 02 e 03 de outubro. Nesse período serão instalados os últimos backup’s, bem como realizadas as últimas configurações dos ambientes.
c) O acesso às versões será restabelecido na terça-feira, dia 04 de outubro, a partir do meio dia. Inicialmente o ambiente poderá ser acessado pelo www.sipia.org.br e pelo www.sipia,gov.br. Nos dias que seguirem a esta etapa, o acesso a todos os módulos do SIPIA será configurado para o domínio sipia.gov.br, conforme cronograma e orientações que serão encaminhados a todos e todas vocês.
d) Informo também que todos os dados de usuário e senha permanecerão como estão hoje. A partir de amanhã haverá uma mensagem na tela inicial das versões “produção” e “treinamento” do Módulo CT Web, que informará a todos os usuários que ocorrerá o procedimento de migração da hospedagem, bem como as datas acima descritas.
e) Informo inda que a SDH oficiará todos os Secretários Estaduais das respectivas pastas às quais vocês estão subordinados e nas quais está concentrado o assunto do Módulo CT Web do Sipia. A primeira comunicação abordará os temas da migração da hospedagem, bem como iniciará o diálogo sobre a sincronização das agendas de formação estadual e difusão do software junto aos CT’s.
Chamo a atenção de todos e todas a respeito do próximo passo a ser dado pos nós em relação a este tema. Em acordo as pactuações realizadas entre nós (atores nacionais e estaduais de gestão do Módulo CT Web do SIPIA) no final do mês de agosto, durante reunião aqui em Brasília, esclareço que logo após a conclusão da migração da hospedagem do software iniciaremos o trabalho de sincronização das agendas estaduais e nacional de implantação do Módulo CT Web. Acerca desta agenda a SDH realizará um conjunto de processos institucionais por ora em desenho conjunto com a Casa Civil da PR para alcançar as UF, envolvendo o tema da gestão da informação. Nesse contexto, o grupo de gestão nacional e as equipes locais serão demandados a levantar informações e construir uma matriz comum de escala de implantação, em sincronia com a agenda comum já pactuada.
Essa matriz é o instrumento que vai orientar o trabalho que faremos em conjunto. Nela programaremos as atividades de capacitação e a participação da equipe de Brasília nas ações estaduais, a incidência dos consultores pontos focais nas UF, bem como a programação de incidência junto aos municípios e CT’s no período de 01 ano (faremos revisões e ampliações na medida em que formos executando nossa programação). O modelo deste documento, bem como as orientações serão disponibilizadas pela equipe nacional aos Secretários Estaduais e ADE’s e farão parte de uma programação institucional da SDH com cada Secretaria Estadual.
Concluída a migração também será realizado um trabalho de aferição da capacidade de rodagem do software nas UF e nos CT’s. Como trabalhamos em cima de argumentos que nos permitam fazer as devidas calibragens, precisaremos levantar informações sobre computadores, acesso à Internet e níveis de habilidade dos usuários do sistema. As máquinas que irão nos servir a hospedagem possuem configuração e força suficientes (e com sobra) para rodar o software no país, na medida em que máquinas iguais e com as mesmas características já foram utilizadas para projetos nacionais de porte maior que o Módulo CT Web.
Entretanto, sabendo das prováveis demandas de “aceleração” do software em determinados pontos do país, o projeto trabalhará com uma grade de informações para avaliar a capacidade de acesso e utilização local do mesmo, pois precisaremos ter parâmetros para aferir as hipóteses relativas à rapidez ou lentidão do software e ao mesmo tempo permitir a efetivação do controle social do nosso trabalho (nacional e UF) que sera feito pelas instituições que acompanharão os trabalhos nacionais e estaduais da agenda sincronizada.
Tenho em conta que nosso gargalo hoje é, em parte, de ordem tecnológica, na medida em que a infra-estrutura de oferta do software é menor do que sua demanda. No entanto, tenho em conta também que outro desafio a ser superado por nossa rede é a sincronização de nossas agendas, uma vez que a manutenção da melhor infra-estrutura de hospedagem não se sustentará caso inexista um planejamento integrado de disseminação e uso do sistema.
Tenho acompanhado todos os e-mails que circulam pelo nosso Grupo de Mensagens e tenho visto que essa simples iniciativa já aproximou-nos a um diálogo permanente. Faço votos que possamos explorá-la com maior afinco, uma vez que a partir de outubro teremos grandes desafios que irão valorizar nosso lado de técnicos de informática, mas irão, principalmente, nos desafiar a um trabalho executivo focado em estratégicas institucionais e na gestão da informação produzida no sistema.
Deixo um abraço a todos e todas.
__
Claudio Roberto Stacheira Coordenador-geral do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República ( (+ 55 61) 2025.3934 * claudio.stacheira@sedh.gov.br
sitio:www.direitoshumanos.gov.br |