Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
Internação voluntária de dependentes químicos será debatida em Mato Grosso.
17/04/2012

Promotores de Justiça, juízes e profissionais que lidam diariamente com situações que envolvem dependentes químicos no Estado vão se reunir, em Cuiabá, dias 2, 3 e 4 de maio, n o 1º Seminário Mato-grossense sobre drogas, internações de dependentes químicos e soluções político sociais. O procurador da Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado, informa qu serão debatidos a internação voluntária, involuntária e compulsória a dependentes químicos; inclusão de crianças e adolescentes em programa oficial e comunitário de auxílio, orientação e tratamento a dependentes de álcool e outras drogas; e rede de atendimento existente no Estado. Serão realizadas ainda oficinas de trabalho nas áreas de saúde, assistência social e jurídico/legal.

'Durante os três dias, discutiremos alternativas para intensificar a implementação de políticas de enfrentamento às drogas em todo o Estado. A ideia da realização do seminário surgiu da necessidade de efetivação de um plano unificado voltado para tratamento dos dependentes químicos', ressaltou o procurador de Justiça.

Segundo ele, a participação de representantes das instituições que atuam diariamente com a questão possibilitará o levantamento de um diagnóstico sobre a realidade enfrentada em todo o Estado. 'Conhecendo a realidade enfrentada por cada instituição, detectaremos as fragilidades e, a partir daí, apresentaremos sugestões para a solução dos problemas verificados', acrescentou Prado.

A abertura do evento está prevista às 19h, no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá. Na ocasião, haverá uma palestra com o médico psiquiatra no Estado de Minas Gerais, Aloísio Andrade. A referida mesa será presidida pelo titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), procurador de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado.

Na quinta-feira (03.05), as discussões terão início às 8h, com o painel 'Internação voluntária, involuntária e Compulsória (Lei 10.216/2001)'. O tema será apresentado pelo promotor de Justiça Roosevelt Pereira Cursine, titular da 20ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá; pelo juiz de Direito Mário Roberto Kono de Oliveira, do Juizado Especial Criminal da Capital; e pelo secretário de Estado de Saúde, Vander Fernandes. As discussões serão mediadas pelo promotor de Justiça do Gaeco, Marco Aurélio de Castro. Na sequência, haverá debate sobre o assunto.

Às 10h15, está previsto o início do 2º painel sobre 'Inclusão de Crianças e Adolescentes em Programa Oficial ou Comunitário de Auxílio, Orientação e Tratamento a Dependentes de Álcool e outras Drogas'. O tema será apresentado pela promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Cuiabá; pela presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conem), Ana Elisa Limeira; e pelo juiz de Direito titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Cáceres, Luiz Octávio Oliveira Sabóia Ribeiro. O promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira, titular da 14ª Promotoria de Justiça Cível da Capital, atuará como mediador no referido painel.

No período da tarde de quinta-feira, haverá o terceiro painel 'Conhecendo a Rede'. Participarão das discussões representantes de entidades governamentais e não governamentais. O grupo das entidades governamentais foi formado por representantes das áreas de saúde, assistência social e jurídico legal. São eles: Aurea Lambert, coordenadora estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde; Moema Couto Silva Blat, assessora da Diretoria de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; José Rodrigues Rocha Júnior, secretário adjunto de Assistência Social do Estado de Mato Grosso; Cristiane Almeida, diretora de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano; e o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível e coordenador das Promotorias de Interesses Difusos e Coletivos da Capital.

Participarão do referido painel, representando as entidades não governamentais, o diretor de Comunidade Terapêutica, Gonçalo Agnolon; Ana Paula Ferreira Vine (Nar-Anom); e Priscila Batistuta de Nóbrega (Amor Exigente). O juiz de Direito Mário Roberto Kono de Oliveira será o mediador das discussões.

Para sexta-feira, estão previstas as oficinas de trabalho e a plenária onde será aprovado um documento oficial conclusivo com o resultados das discussões. As oficinas contarão com representantes das áreas de saúde, assistência social, jurídico legal e entidade não governamental. Atuarão como mediadores Larissa Raquel de Pina Maulin Kchimel, assistente social da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos; Julieta dos Santos Ribeiro Nunes Domingues, professora assessora de Políticas Intersetoriais de Município de Cuiaba; procurador de Justiça Mauro Viveiros, Corregedor do Ministério Público e titular da Procuradoria Especializada Criminal; e Flávio José Ferreira,advogado.

A plenária final será mediada pelo secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos e coordenador do Pacto Estadual de Enfrentamento às Drogas, Genilto Nogueira.

O evento será realizado pelo Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Poder Judiciário e Prefeitura Municipal de Cuiabá.


 
 
Fonte: sosnoticias
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT