ricardo | | | O IV Encontro Nacional dos Representantes dos Núcleos de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares - Escolas de Conselhos, realizado em Brasilia DF, durante os dias 19 a 22 de novembro, foi marcado por muitas mudanças a serem introduzidas nos referenciais metodologicos da formação continuada.
Representantes dos 27 Estados e mais o Distrito Federal, Professores do Núcleo Universitário e Secretários Executivos das Secretarias das Escolas de Conselhos, debateram longamente a proposta de Matriz Curricular Integrada, que vai alterar profundamente os parametros propostos pela Resolução do Conanda, passando de cursos de 40 hs para cursos de 200 horas de formação.
Foram propostos 5 novos módulos:
1 - História, Fundamentos e Proteção dos Direitos Humanos. - 30 hs
2 - Sujeitos e formas de atuação em Direitos humanos - 30 hs
3 - Histórico, Fundamentos e Paradigmas da Defesa de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente - 40 hs
4 - Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos - 60 hs.
5 - Articulação dos Conselhos e Trabalho em Rede - 40 hs.
Durante o encontro as Regiões se reuniram para definir qual o Estado iria coordenar as ações de discussões sobre essa nova matriz, bem como eleger o ponto focal que iria compor o Comite Nacional das Escolas de Conselhos, durante o debate para escolha desse representante foi eleito para titular o Prof. Dr. Aristides que estava na ocasião representando o Núcleo dos Professores Universitários - UNIVAG/MT e para suplente o Prof. Angelo Motti de MS.
Ainda durante o evento aconteceu a solenidade comemorativa dos 23 anos de assinatura da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, ocasião em que embaixadores, corpo diplomático, autoridades federais - Ministra de Estado dos Direitos Humanos - Maria do Rosário, onde foi oficializada a candidatura do Brasil ao Comitê de Direitos Humanos da Criança da ONU - pelo Dr. Wanderlino Nogueira Neto.
|