Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
Vara de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes.
10/04/2013

A coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, comemorou a sinalização positiva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) para a criação da Vara Especializada de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. Durante reunião na tarde desta quarta-feira (10), com o presidente do TJ, desembargador Orlando Perri, representantes dos três poderes constituídos e entidades representativas solicitaram a criação da vara especializada em função do aumento dos casos de violência contra crianças e adolescentes.

O chefe do Poder Judiciário, na ocasião, disse que levará o assunto ao Pleno com urgência, e se comprometeu a transformar ou criar uma vara especializada para atender esses casos. “É o presente do ano para a Sala da Mulher e a sociedade mato-grossense. Com certeza, a criação desse mecanismo no combate à violência contra crianças e adolescentes será o coroamento de um trabalho realizado há anos pelos poderes constituídos. Nosso papel de fomentador das discussões está sendo plenamente cumprido”, argumentou Janete Riva.

Ao defender a proposta, a coordenadora da Sala da Mulher justificou que a criação da vara especializada agiliza a conclusão dos processos. “A maioria dos casos de violência contra criança e adolescente acontece pelos pais ou membros da família. Com a demora, estas acabam convivendo novamente com o agressor e se tornam vitimas mais uma vez”.

Promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues explicou que nas violências domésticas, a maioria dos casos são contra crianças e adolescentes. Os processos atualmente são encaminhados para a Vara Comum, ou de Violência Doméstica quando ocorre a agressão contra meninas, praticada por membros da família. Estados como Rio Grande do Sul e Ceará, por exemplo, já possuem Vara Especializada de Combate à Violência contra a criança e adolescente.

“Pedimos a implantação da Vara em Mato Grosso, além da estrutura para a sua atuação, como de equipe multidisciplinar, contendo psicólogo e assistente social, além de sala de depoimento sem dano, onde o profissional especializado poderia fazer as perguntas a vitima de uma forma menos agressiva”.

De janeiro de 2010 até março desse ano, 3.783 ocorrências de violência contra crianças e adolescentes foram registradas, segundo a promotora de Justiça. Em função disso, a necessidade de criação da Vara Especializada. “A Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Dedica) instaura o inquérito, mas posteriormente, os casos são remetidos à Vara Comum ou Doméstica, concorrendo com inúmeros processos de todos os tipos de casos”.

O presidente do TJ se comprometeu a analisar a possibilidade de criação da Vara Especializada e considerou o pedido pertinente. “Vamos solicitar os números de processos que se transformaram em ações penais para saber a real demanda. Porém, com os dados já apresentados e a relevância do caso, consultaremos o Pleno para deliberar sobre a criação da Vara Especializada, pois acreditamos que os responsáveis pela violência devem ser punidos”, avaliou.

O desembargador lembrou que o curso para a criação de unidade jurisdicional é alto, mas como a causa é justa, o TJ se empenhará para atender a solicitação. “A complexidade dos casos justifica a criação da unidade jurisdicional com competência exclusiva. Vamos consultar o Pleno, responsável pelas competências das Varas judiciais”.

A discussão para o aumento do atendimento e diminuição da violência contra crianças e adolescentes foi valorizada pela titular da Setas, primeira-dama Roseli Barbosa.

“Com a criação dessa nova unidade, com certeza a criança sofre menos. A união dos poderes para a consolidação deste projeto deve ser destacada”, comentou Roseli Barbosa. Mais informações

 
 
Fonte: Assessoria Imprensa da AL/MT
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT