Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DE MATO GROSSO - FIA/MT.
05/02/2014
GUILHERME BLATT
Redação/Secom-MT
Tornar as aulas mais prazerosas, trazendo para dentro da sala de aula temas de interesse dos alunos, em projetos desenvolvidos por eles próprios. Esse é o objetivo do programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) em 18 municípios de Mato Grosso atendendo um total de 63 mil crianças. Nesta terça-feira (04.02), representantes do programa se reuniram com o secretário-adjunto de Assistência Social, Jean Esteves Oliveira, para tratar do fortalecimento do projeto e de uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT). 

O programa dá suporte às escolas, formando educadores para utilizar a pedagogia de projetos, que incentiva os alunos a buscarem o conhecimento. O Sicredi convida todas as escolas, públicas ou particulares, dos municípios para participarem. “O principal objetivo do programa é desenvolver o valor da cooperação e da cidadania para os alunos”, diz a coordenadora do “União Faz a Vida”, Andréa Ignácio Passos. 

Andréa explica que, além dos recursos próprios, outra importante fonte de financiamento para o programa são os Fundos Municipais da Infância e da Adolescência, mas que estes fundos não estão estruturados em todos os municípios mato-grossenses, incluindo cidades onde o projeto já está em execução. “O que nós queremos é fortalecer o fundo nesses municípios”, diz a coordenadora. 

Mauro Cesar Souza, o presidente do Conselho Estadual Da Criança e Adolescente (Cedca), órgão vinculado à Setas e responsável pelas políticas de crianças e adolescentes em Mato Grosso, explica que o Fundo é constituído por valores estabelecidos no Orçamento e também pela doação de contribuintes do Imposto de Renda. “Nós queremos trazer a experiência do Sicredi, para motivar os municípios a regularizarem os seus fundos”, diz. 

O secretário Jean Esteves, destaca a importância do Fundo da Infância e da Adolescência na consolidação de projetos que contribuem na formação dos jovens de todo o estado. A Setas quer assumir um papel de protagonismo no desenvolvimento deste projeto, ao lado do Sicredi, do Cedca e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).
 
 
Fonte: SETAS/CEDCA-MT
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT