Conselheiros Tutelares de Cuiabá terão plantões incorporados aos salários.
17/02/2014

Em busca de reajuste salarial, os conselheiros tutelares da Capital, que são 30 no total, conseguiram negociar com a prefeitura de Cuiabá, que por sua vez se comprometeu a formular um projeto de lei que prevê o pagamento também dos plantões realizados e enviar a mensagem à Câmara de Vereadores para ser aprovada nos próximos dias. Quando chegar ao legislativo, o projeto não deverá enfrentar resistência, pois regulamenta os reajustes que toda classe trabalhadora pleiteia anualmente. E também porque as negociações contaram com a intermediação do vereador Renivaldo Nascimento (PDT).

Coordenadora-geral dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Fávia Cristina da Silva Carvalho explica que o pagamento dos plantões era uma das principais reivindicações. Até porque na gestão passada a classe já havia conquistado o reajuste pleiteado. O salário de um conselheiro hoje é de R$ 2,3 mil. Os profissionais trabalham de de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e depois tem os plantões que começam às 18h atravessam a noite e madrugada e só encerram às 6h do dia seguinte. Aos finais de semana, feriados e pontos facultativos os plantões se estendem por 24h.

Quando a nova lei for aprovada e sancionada, a expectativa é que a categoria passe a ganhar R$ 3 mil por mês. Mas Flávia é receosa. "Por enquanto o que existe são negociações, já foi acordado com os secreetários que o prefeito vai enviar a mensagem para ser aprovada na Câmara. Vamos aguardar isso se concretizar primeiro para depois comemorarmos", destaca a profissional que atua como conselheira tutelar há 10 anos. Em Cuiabá, são 6 unidades do Conselho Tutelar que juntas realizaram em 2013 cerca de 10 mil atendimentos. os Conselhos Tutelares estão localizados no Centro, Cidade Alta, Planalto, Coxipó, CPA e Pedra 90.

O entendimento de que o reajuste será concedido só foi possível após intensa negociação nesta semana entre representantes dos conselheiros, os secretários Fabio Garcia (Governo) e Pascoal Santullo Neto (Gestão) e o vereador Renivaldo. "Sabemos que são estas pessoas que ajudam muitas de nossas crianças em situação de perigo, seja de maus tratos, fora da escola, em conflitos familiares ou situações ainda mais infelizes. Os conselheiros precisavam ser melhor remunerados", defendeu o parlamentar.

É responsabilidade dos conselheiros tutelares zelar por crianças e adolescentes e intervir em situações onde há violação de direitos ou possibilidade de violação, agindo para cessá-la ou eliminando qualquer risco de ocorrência. Flávia explica que os requisitos para ser conselheiro é ter acima de 18 anos, ensino médio completo e comprovar trabalhos ser eleito para o cargo. A cada término de mandato, uma nova eleição é realizada.

Fonte: Gazeta Digital