Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
Coordenadoria da Infância e Juventude -CIJ/TJ, desenvolve a implantação do SIPIA/Sinase.
09/07/2014
sinase
A equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) ligada à Corregedoria-Geral da Justiça desenvolve o projeto piloto de implantação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência(Sipia) que alimentará o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) em todo o país. Ele será disponibilizado via internet para toda a rede de atendimento (Creas, Cras, Polícias Civil, Militar Federal, Rodoviária Federal). Por meio do sistema o acompanhamento dos atos praticados pelo adolescente, bem como a indicação da necessidade de políticas públicas poderão ser acessados com segurança a confiabilidade.
Em Mato Grosso o piloto está sendo desenvolvido em Várzea Grande e na Segunda Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, onde tramitam aproximadamente 1.700 processos de atos infracionais. “Estamos alimentando o programa. Ele é fantástico, pois trabalha em rede e quando necessitarmos de uma informação ela estará disponível e com fácil acesso”, pontuou a juíza responsável pela vara, Rachel Fernandes Alencastro Martins.
Inicialmente processos de apuração e execução de medidas socioeducativas estão sendo lançados pela Justiça. “A fase é de cadastramento dos processos para alimentar o sistema. Assim que verificarmos que o servidor designado, esteja de fato capacitado, desenvolveremos o trabalho em outra comarca. A implantação no Estado deve ser concluída até o final do ano”, informou administradora estadual da Justiça no Sipia/Sinase, Débora Regina Tavares.
A administradora explicou ainda que, para que o sistema funcione adequadamente cada integrante da rede de proteção deve alimentá-lo. Ele armazenará informações como nome, dados dos responsáveis, endereço, contatos, andamento de processos, execução de medidas socioeducativas, fotos e até atendimentos médicos. Na próxima semana a comarca de Rondonópolis receberá a equipe.
 O coordenador da CIJ, juiz auxiliar da Corregedoria, José Antônio Bezerra Filho, explicou porquê iniciar a implantação pela Grande Cuiabá. “Por enquanto, Cuiabá e Várzea Grande são as únicas varas especializadas. Elas são nosso melhor laboratório, pois estamos próximos a nossas equipes de apoio, o que facilita qualquer necessidade que tivermos”, concluiu.   
 
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT    
(65) 3617-3571/3620
 
 
Fonte: Tribunal de Justiça MT
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT