Criança Amazônia, Mato Grosso presente!!!
13/08/2014
google images
O Governo de Mato Grosso assumiu, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o compromisso de intensificar as ações em defesa dos direitos das crianças e adolescentes por meio da Agenda Criança Amazônia.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira representa o estado nesta construção nacional pró-infância e participa, nesta terça e quarta-feira (12 e 13 de agosto), de um encontro em Manaus (AM) com representantes dos nove Estados da Amazônia Legal.

Os Estados de Mato Grosso, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins buscam estabelecer ações e metodologias para o atendimento integral dos 9 nove milhões de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos da região.

De acordo com o secretário Jean Estevan, é notável o progresso do país e do Estado de Mato Grosso na promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, porém é preciso avançar ainda mais no grande território da Amazônia Legal.

“Mato Grosso se destaca entre os estados da Amazônia estando acima da média em 10 itens dos 13 indicadores de desenvolvimento, conforme apontam os dados do IBGE, demonstrando que estamos no caminho certo”, explanou Jean Estevan, ponderando a importância do desenvolvimento de ações integradas com as demais secretarias de governo.

Acompanha o secretário na agenda em Manaus a assistente social da Associação das Primeiras-Damas de Mato Grosso, Letícia Albuquerque e o assessor técnico da Setas-MT, Helio Shigueo Miyagawa.

Selo Unicef - Mais de 600 municípios, dos 805 que integram a região amazônica, já organizaram Comissões Municipais Pró-Selo Unicef Município Aprovado (edição 2013-2016).

De acordo com a oficial de monitoramento e avaliação dos dados do Unicef, Emly Costa, o selo é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes da Amazônia.

Na esfera estadual, 90 dos 141 municípios já aderiram à iniciativa do Unicef. Deste montante, 57 já realizaram o Fórum para adesão ao Selo. Os demais têm até o dia 30 de setembro para a realização do Fórum, que é considerado uma etapa fundamental para a continuidade dos trabalhos.

“ O Selo é um investimento no desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e dos atores locais em favor do desenvolvimento municipal”, explicou a representante do Unicef.

Mais informações sobre o Selo Unicef Município Aprovado podem ser obtidas no site: www.selounicef.org.br

Fonte: Midia News