Campanha Estadual do Fundo da Infância e Adolescência 07-03-2016
03/03/2016

A partir desta terça-feira (01.03), os contribuintes podem começar a enviar as suas declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física. Aqueles que quiserem, podem destinar parte do seu imposto para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), recurso que deve ser obrigatoriamente empregados em favor de programas sociais para crianças e adolescentes.

A fim de garantir esses recursos, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT) lançará juntamente com os parceiros às 19h da próxima segunda-feira (07.03) a Campanha Estadual de Fortalecimento do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT).

“A campanha tem como objetivo aumentar a arrecadação a partir de doações, que podem ser realizadas durante a declaração do Imposto de Renda”, explica Annelyse Cândido, presidente do Cedca-MT, informando ainda que durante o lançamento haverá palestra para esclarecimento sobre doações e distribuição de cartilhas educativas.

A presidente reforça que o lançamento busca municiar a sociedade e contabilistas com informações, para que saibam como fazer para que os recursos advindos do Imposto de Renda devido pelos contribuintes alimentem os Fundos Estaduais e Municipais da Infância e Adolescência (FIAs).

O desejo é que os profissionais de contabilidade sejam multiplicadores dessa informação, tornando-se pessoas determinantes para o sucesso da campanha visto que entre 80% e 90% das declarações passam pelas mãos dos contabilistas. A presidente conclamou a classe a aproveitar o momento para dar sua contribuição social, inclusive auxiliando os conselhos municipais na fiscalização da aplicação dos recursos.

A campanha é uma realização do Cedca-MT em parceria com a Secretaria de Estado, Trabalho e Assistência Social (Setas), CRC-MT, Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso (APDM), Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), Prefeituras e Receita Federal.

Como doar

O contribuinte pode fazer sua destinação para o Fundo Estadual da Infância informando a conta do FIA do Banco do Brasil - Agência: 3834-2 – C/C 1042678-7, - CNPJ: 21.803.863/0001-77. Informações e dúvidas: Cedca/MT, (065) 3624-5796,cedca@setas.mt.gov.br.

Fonte: Cedca-MT