X Conferência Nacional dos Direitos da Criança

Cedca participa da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança

Delegação contará pela 1ª vez com adolescentes indígena e do socioeducativo
Priscilla Vilela | Setas-MT

Delegação contará pela 1ª vez com adolescente indígena e do socioeducativo - Foto por: Jana Pessôa/Setas-MT
Delegação contará pela 1ª vez com adolescente indígena e do socioeducativo

Mato Grosso participará a partir deste domingo (24.04), em Brasília, da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A delegação estadual, liderada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), será pela primeira vez integrada por adolescentes representantes do sistema socioeducativo e indígenas.

Ao todo, trinta e três pessoas participarão do grupo, composta ainda pela presidente do Cedca, Annelyse Cândido, além de representantes governamentais e da sociedade civil. O grupo participará de toda programação do evento, que será realizado até o dia 26 de abril, com tema central “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

Mais de mil delegados representantes de todos estados brasileiros participarão. A presidente do Cedca, Annelyse Cândido, explica que a Conferência Nacional é um espaço para construção de propostas e que cujos desdobramentos deverão ser incorporados às diretrizes da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

“Esse é um evento de extrema importância para que todos delegados se reúnam, apresentam as realidades do lugar que representam e formulem propostas que possibilitarão melhorias para a qualidade de vida. E Mato Grosso se fará presente mais do que nunca presente na discussão, agora com representantes adolescentes do sistema socioeducativo e indígena”, disse.

No evento, serão ainda consolidadas as iniciativas em torno da execução dos planos e políticas já existentes. Além disso, os participantes serão orientados sobre a importância da sensibilização da sociedade em geral para defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente e instruídos para impulsionarem a participação da sociedade no monitoramento das políticas voltadas para o setor.

Eixos

A Conferência Nacional é dividida para discussão em torno de nove eixos definidos pelo Conanda. Entre eles, a participação de crianças e adolescentes nos espaços de mobilização das políticas públicas, representatividade e diversidade na composição dos conselhos, reconhecimento e deliberação dos conselhos, entre outros.

“São eixos temáticos já pré-definidos e que nos auxiliam na condução das tratativas. Dessa forma, nós conseguimos otimizar o tempo e trazer concepções e atos que, de fato, impactem de forma positiva na qualidade de vida da criança e do adolescente”, disse Annelyse Cândido.

Fonte: Setas-MT