Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
Semana da Adoção começa na próxima segunda-feira (CGJ-MT)
29/04/2016
Notícias

29.04.2016 18:47

Semana da Adoção começa na próxima segunda-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (CEDCA-MT) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A abertura oficial será realizada às 9h, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.
 
 
Na abertura, será divulgado o resultado do IV Concurso de Redação sobre a adoção. Serão premiados quatro alunos entre 6° e 9° ano do ensino fundamental, de 24 escolas públicas e privadas, sendo um ganhador de cada série. Os estudantes que conquistaram o primeiro lugar receberão um notebook e os professores ganharão um televisor e um smartphone. O concurso começou no fim de 2015, promovido pela Ampara. Em março, os professores foram capacitados e apresentaram o projeto aos estudantes. No mês de abril as redações foram entregues e em seguida analisadas por uma comissão composta por um professor, um advogado e uma psicóloga.
 
De acordo com a gestora e fundadora da Ampara, Lindacir Rocha Bernadon, as escolas participantes recebem um certificado. "Nós convidamos todas as escolas a participarem do concurso de redação, mas somente quem efetivamente participa ganha o certificado de Escola Amiga da Adoção", explica.
 
 
No dia 4 de maio, ocorre o Seminário Proteção Integral, das 8h às 18h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT). Os interessados em participar podem se inscrever aqui, até o dia 3. "Todos os eventos são abertos ao público, porém, para o seminário será necessário fazer inscrição, pois ele é limitado a 200 vagas", conta Lindacir.
 
No período da manhã, haverá a palestra 'Proteção Integral: os fragmentos de sua operacionalização', ministrada pela psicóloga especialista em adoção Suzana Schettine, com início às 8h. À tarde, ocorrem duas mesas de debate. A primeira, sobre o 'Direito à convivência familiar e comunitária', terá participação do juiz auxiliar da CGJ-MT Luiz Octávio Saboia e da defensora pública de Várzea Grande Cleide Nascimento, com início às 13h30. Na segunda, será debatido o 'Diálogo entre a proteção integral e a proteção social' com a participação da técnica da Setas Christina Guimarães, da presidente do CEDCA, Annelyse Cândido, e da assistente social da Ampara, Denise Campo.
 
No dia 5 de maio haverá uma audiência pública com o tema 'Responsabilidade e desafios na promoção do direito à família', no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, a partir das 9h. A pauta inclui a preparação dos adolescentes que tem dificuldade para serem adotados e os desafios da adoção, como a inserção em família de grupos de irmãos, as crianças mais velhas e que têm deficiência. "Nosso interesse é despertar para a conscientização de que existem crianças para adoção, romper com os mitos e preconceitos", destaca Lindacir.
 
No dia 7 de maio, as atividades serão realizadas no 'Vem pra Arena', na Arena Pantanal. O 'Adoçarte - Adoção, família e diversão' pretende fazer um encontro entre as famílias adotivas para uma tarde de lazer, além de promover a interação e também divulgar a adoção para toda a sociedade.
 
Fechando a programação, a Caminhada da Adoção será no dia 22 de maio, às 17h, no Parque Tia Nair. “Esse mês é sempre muito esperado, pois, além de comemorarmos o Dia Nacional da Adoção em 25 de Maio, aproveitamos para divulgar para a comunidade a importância do tema e os procedimentos para a adoção. Preparamos uma programação com muito carinho na expectativa de contarmos com o apoio de todos, inclusive da rede de proteção, para reforçarmos a mensagem de que adotar é um ato de amor”, finaliza a secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, Elaine Zorgetti.
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação CGJ-MT
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT