Campanha de enfrentamento a violência e abuso sexual é lançada

10/05/2016

Campanha de enfrentamento a violência e abuso sexual é lançada

Série de atividades serão realizadas ao longo do mês
Priscilla Vilela | Setas-MT

Série de atividades serão realizadas ao longo do mês - Foto por: Jana Pessôa/Setas-MT
Série de atividades serão realizadas ao longo do mês

A Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual foi inaugurada nesta segunda-feira (09.05). A ação, coordenada pelo Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), irá realizar ao longo do mês uma série de atividades em todo Mato Grosso para combater o abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

O evento faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A intenção, de acordo com a presidente do Cedca, Annelyse Cândido, é reunir e discutir em âmbito estadual com o Poder Público e sociedade civil, os instrumentos para coibir a violência contra menores.

“Precisamos nos fortalecer para realizar de forma efetiva esse enfrentamento. São ações que precisam que todos tenham conhecimento de causa, para que possam ser engajadas de forma efetiva, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dessas crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Annelyse comentou ainda que de acordo com dados levantados pela Polícia Judiciária Civil (PJC), os municípios de grande e médio porte são aqueles em que mais são registrados casos de violações contra esse público. No cenário estadual, somente em 2014 foram 3.751 notificações de violência contra a criança e o adolescente.

O secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, afirmou que o lançamento da Campanha inicia a construção institucionalizada de visões e ações combativas. Lembrou que desde que começou a atuar à frente da pasta, tem executado atividades que reforçam as políticas públicas de proteção e conservação do setor infanto-juvenil.

“A minha atuação de origem é de proteção e combate às violações contra os direitos da criança e do adolescente, então, garanto que como representante do Poder Público ou como civil, sempre estarei apoiando essas causas. Temos hoje esse público vulnerável que conta com o apoio de todos nós para que possam ter condições de melhoria de vida”, disse.

Oficina

O lançamento da Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual fez parte da programação do Lançamento das Ações de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual. Ao longo do dia, também foi efetivada a posse da coordenação executiva do comitê estadual de enfrentamento à violência e exploração sexual, além da apresentação do aplicativo S.O.S. Infância

Foi realizado ainda a Oficina Estadual de Pactuação e Revisão do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Ao longo de todo o dia, a atividade contou com representantes das secretaria de Estado de Saúde, Educação, Segurança Pública, além da sociedade civil.

Programação

A campanha será realizada ao longo de todo mês. Na terça-feira (10.05), os moradores de Cáceres poderão participar de uma roda de conversa com professores de escolas municipais. Na sexta-feira (13.05), é a vez de Sinop receber a ação, por meio de uma audiência pública que debaterá o tema violência contra criança e adolescente.

No dia 17 de maio Cuiabá receberá uma blitz educativa dos Conselhos Tutelares e no dia 18, será realizada uma caminhada de mobilização, das 08h30 às 10h. O ponto de saída será a Praça Ipiranga e a chegada, está marcada para acontecer na Praça Alencastro. No mesmo dia, haverá ainda uma caminhada da Rede de Proteção Pessoas em Situação de Violência, no parque Tia Nair.

No dia 19, Poconé receberá as ações da Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, com diversas atividades. No dia 23 será realizada audiência pública e capacitação de conselheiros de Direitos e Tutelares do Vale do Rio Araguaia, em São Félix do Araguaia.

No dia 24, Várzea Grande receberá uma audiência pública e em 30 de maio será a vez de Alta Floresta faz parte da programação. Por fim, no dia 31 de maio será concretizado o Encontro Estadual Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, no Fórum da Capital

Fonte: Priscilla Vilela | Setas-MT