Cedca realiza audiências para debater violência sexual contra crianças

Sinop, São Félix do Araguaia e Várzea Grande receberão o debate
Priscilla Vilela | Setas/MT

Setas/MT

O Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) realizará ainda neste mês três audiências públicas para debater e sensibilizar a população sobre a necessidade de se combater as violações contra menores de idade. As ações compõem a Campanha de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

A primeira audiência será realizada nesta sexta-feira (13.05), em Sinop, às 19h, na Câmara Municipal. O tema debatido será “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. No dia 23 de maio, será a vez da população de São Félix do Araguaia receber o debate sobre a temática, no Centro Comunitário Tia Irene.

No município também será realizada uma oficina de capacitação para conselheiros tutelares, com o tema “Atribuições do Conselho Tutelar”. A programação será realizada das 7h30 às 17h, e ainda contará com mesa redonda para tratar das “Estratégias de Proteção ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes” e apresentação cultural.

Por fim, Várzea Grande receberá a última audiência pública da Campanha de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, com o tema “Faça Bonito”, no dia 24 de maio, Câmara de Vereadores, às 8h30.

Enfrentamento

A Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual foi inaugurada nesta semana. É coordenada pelo Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), e, ao longo do mês, irá realizar uma série de atividades.

O evento faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. A intenção, de acordo com a presidente do Cedca, Annelyse Cândido, é reunir e discutir em âmbito estadual, os instrumentos para coibir a violência contra menores.

“Precisamos nos fortalecer para realizar de forma efetiva esse enfrentamento. São ações que precisam que todos tenham conhecimento de causa, para que possam ser engajadas de forma efetiva, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dessas crianças em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Fonte: Priscilla Vilela | Setas/MT