Combate à violência sexual contra crianças precisa ser contínuo, diz secretário

Combate à violência sexual contra crianças precisa ser contínuo, diz secretário

Priscilla Vilela | Setas/MT

Jana Pessôa/Setas-MT

O secretário de estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney de Arruda, apresentou as ações do Governo do Estado para coibir as violações sexuais contra crianças e adolescentes. Durante o “Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, realizado nesta terça-feira, Valdiney defendeu que está ação deve ser contínua.

O evento realizado pela Setas marcou o encerramento simbólico da “Campanha Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, realizada ao longo do mês de maio em todo estado.

Valdiney lembrou que o Governo do Estado atua de forma maciça e contínua para formatar políticas públicas e ações que auxiliem no combate as violações da crianças e adolescentes, entre elas a exploração sexual. “Nós temos um trabalho que é realizado ao longo de todo o ano para evitar que essas práticas ocorram”, comentou.

Entre as ações estão o aplicativo de denúncias contra práticas criminosas cometidas contra menores, o S.O.S. Infância, que será lançado em junho deste ano. “Essa é uma das ferramentas que estamos lançado mão para atuar nesse setor. E continuamente, em várias esferas, trabalhamos com esse objetivo”, ponderou.

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral do Estado (CGE), Luiz Octávio Sabóia, reconheceu a atuação do Executivo e lembrou que trabalhar na proteção da criança e do adolescente é um dever de todos. “Temos que assumir essa postura de combater e, por isso, ações como essa e eventos como esse, devem ser realizados não só em maio, devem ser feitos desprendidos do tempo”, disse.

Campanha

Em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, 8 anos, foi sequestrada, violentada e assassinada. Seus agressores nunca foram punidos. O fato mobilizou a sociedade e a partir daí o dia 18 de maio foi instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Para combater o abuso e violências contra crianças e adolescentes, a Setas e o Cedca realizam de forma contínua diversas ações de combate às violações. Entre elas, a Campanha de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual, realizada ao longo de todo o mês para fortalecer as políticas públicas executoras da temática. Foram dez frentes de trabalho, entre audiências, caminhadas, encontros e capacitações.

“A campanha foi realizada ao longo do mês, mas é essencial lembrarmos que durante o ano todo a Setas trabalha em prol dessa temática. São várias ações realizadas em busca da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, reforçou a secretária adjunta.

Fonte: Priscilla Vilela | Setas/MT