Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias

Fepeti lança aplicativo inédito para denunciar violações contra crianças

12/06/2016
NOTÍCIAS
Voltar

Fepeti lança aplicativo inédito para denunciar violações contra crianças

Dispositivo foi idealizado em parceria entre a Setas e NAV
Priscilla Vilela | Setas-MT 

Dispositivo foi idealizado em parceria com a Setas e NAV - Foto por: Jana Pessôa/Setas-MT
Dispositivo foi idealizado em parceria com a Setas e NAV
A | A

O combate às violações cometidas contra o público infanto-juvenil ganha mais um aliado a partir do dia 20 de junho. Será lançado o “SOS Infância”, aplicativo para dispositivos móveis, desenvolvido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti), com objetivo de tratar como prioridade a erradicação à exploração de crianças e adolescentes.

O dispositivo é uma realização da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) e irá possibilitar que denúncias por exploração sexual, trabalho infantil, entre outras irregularidades, sejam denunciadas por qualquer pessoa e em qualquer lugar de Mato Grosso quase que em tempo real.

De acordo com o secretário-executivo do Fepeti e titular da Setas, Valdiney de Arruda, a intenção é de que o Estado tenha uma ferramenta de peso para auxiliar na garantia dos direitos desse público específico e que são garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). “Será um método prático e que possibilitará que qualquer pessoa denuncie essas práticas”, reforçou Valdiney.

O SOS Infância envolverá todas as práticas criminosas cometidas contra jovens e se integra ao pacote de ações desenvolvidos pelo Governo do Estado para erradicar infrações contra a criança e adolescente, a exemplo do “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, comemorado neste 12 de maio.

“O SOS Infância será um dos grandes canais que nós teremos para o auxílio do bem-estar das nossas crianças. Só relativo ao trabalho infantil, segundo o IBGE, hoje temos cerca de 70 mil crianças em situação irregular e com esse aplicativo, esses casos ficarão mais visíveis aos olhos dos órgãos fiscalizadores. Mas temos outras ações sendo realizadas o ano inteiro”, comentou o secretário.

O lançamento do aplicativo será no dia 20 de junho, às 09h, no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Proteção

A rede de proteção é formada pelos Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho (MPT), secretaria de Trabalho e Assistência Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Quando lançado, usuários de dispositivos móveis tanto da tecnologia android quanto IOS poderão ter acesso gratuito ao dispositivo.

As denúncias poderão ser feitas de forma anônima ou não e o denunciante deverá redigir um texto com informações básicas narrando o que presenciou, horário, localização, ponto de referência, e alguns detalhes sobre a criança e o ambiente onde o fato estaria ocorrendo.

Entre os tipos de violação listados estão: trabalho infantil, situação de rua, negligência e abandono, discriminação, violência física, violência sexual, tortura, tráfico de criança e adolescente e violência psicológica. A denúncia apresentada poderá ainda ser acompanhada de uma foto tirada no momento do fato ocorrido.

Ação estratégica

Coordenador da Unicef em Belém, Fábio de Morais, conheceu o SOS Infância em maio deste ano e o classificou como “estratégico para auxiliar no combate à exploração de menores”. A entidade apoia o dispositivo e deverá estar presente em seu lançamento, no dia 20 de junho.

“É impressionante o resultado desse trabalho e que culminou nesse aplicativo. A Setas está de parabéns pela iniciativa. Essa é uma ferramenta que auxiliará no combate às violações aos direitos da criança e do adolescente”, avaliou o representante da Unicef, disse de Morais. 

 
 
Fonte: Priscilla Vilela | Setas-MT
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT