Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias

MT lança aplicativo para combater violência contra criança e adolescente

17/06/2016
NOTÍCIAS
Voltar

MT lança aplicativo para combater violência contra criança e adolescente

Lançamento será realizado no Palácio Paiaguás, na segunda-feira, 20 de junho
Priscilla Vilela | Setas/MT 

Setas-MT
A | A

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti) lança na segunda-feira (20.06) o aplicativo “SOS Infância”. O dispositivo foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar e facilitar denúncias de quaisquer tipos de violações cometidas contra dos direitos da criança e do adolescente.

O evento será realizado no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, às 09h. O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e o secretário-executivo do Fepeti, Valdiney de Arruda, estarão presentes no evento para apresentar as funcionalidades do “SOS Infância”.

“Esse é um método prático que permitirá que qualquer cidadão do nosso estado no momento em que testemunhar uma denúncia, a remeta para as autoridades competentes por meio do aplicativo. Dessa forma conseguiremos agir mais rápido na identificação desses criminosos”, explicou Valdiney.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) conduziu a articulação junto ao Fepeti. Habilitado para uso em dispositivos móveis, todas as práticas criminosas e que violam os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) poderão ser denunciadas por meio do aplicativo.  

Rede de Proteção

A rede de proteção é formada pelos Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Quando lançado, usuários de dispositivos móveis tanto da tecnologia Android, quanto IOS poderão ter acesso gratuito ao dispositivo.

As denúncias poderão ser feitas de forma anônima ou não e o denunciante deverá redigir um texto com informações básicas narrando o que presenciou, horário, localização, ponto de referência, e alguns detalhes sobre a criança e o ambiente onde o fato estaria ocorrendo.

Entre os tipos de violação estão: trabalho infantil, situação de rua, negligência e abandono, discriminação, violência física, violência sexual, tortura, tráfico de criança e adolescente e violência psicológica. A denúncia apresentada poderá ainda ser acompanhada de uma foto tirada no momento do fato ocorrido.

Ação estratégica

Coordenador da Unicef em Belém, Fábio de Morais, conheceu o SOS Infância Neste ano e classificou-o como “estratégico para auxiliar no combate à exploração de menores”. A entidade apoia o dispositivo e deverá estar presente em seu lançamento, no dia 20 de junho.

“É impressionante o resultado desse trabalho e que culminou nesse aplicativo. A Setas está de parabéns pela iniciativa. Essa é uma ferramenta que auxiliará no combate às violações aos direitos da criança e do adolescente”, avaliou o representante da Unicef, disse de Morais. 


 
 
Fonte: Priscilla Vilela | Setas/MT
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT