Valdiney de Arruda recebe moção de aplauso pela defesa de direitos da criança e do adolescente

15/12/2016
setas

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, recebeu uma moção de aplausos em reconhecimento às ações e trabalhos realizados à frente da pasta, na construção de políticas voltadas para a criança e o adolescente. A homenagem foi entregue nesta quarta-feira (14.12).

O título foi concedido pelo Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), durante a reunião de encerramento das atividades do órgão neste ano de 2016. Antes de ser nomeado como titular da Setas, Arruda já militava na área da infância em Mato Grosso.

“É gratificante obter esse reconhecimento pelo trabalho que realizamos ao longo desses dois anos de administração da pasta. Sempre atuei fortemente nessa área, porque acredito que é tratando a criança e o adolescente como prioridade absoluta, que conseguiremos mudar nossa realidade”, ressaltou.

Em prol da infância, durante os dois primeiros anos de administração, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) encampou diversas ações e campanhas para melhorar a qualidade de vida da criança e do adolescente e diminuir os índices de violência contra este público.

Um exemplo é o aplicativo S.O.S Infância, um dispositivo disponível para celulares e computadores que viabiliza as denúncias de violações aos direitos da criança e adolescente. “Em junho nós liberamos o S.O.S Infância para uso da população, para auxiliar no coibição a essas práticas criminosas”, disse Valdiney de Arruda.

Além dele, outras 30 pessoas também foram homenageadas. Entre elas, o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado.

Equipamentos

Também no evento, foi realizada a entrega de equipamentos doados pelo Ministério Público Estadual (MPE) para conselhos tutelares de Mato Grosso. A doação foi intermediada pelo Cedca, órgão que é vinculado à Setas. No total, foram 300 objetos destinados aos conselhos.

Entre os objetos, estão veículos e computadores que auxiliarão no desenvolvimento das atividades dos conselhos. Várzea Grande, São José do Xingu, São José do Povo, Juara, São Félix do Araguaia, Rondolândia, Tesouro, Feliz Natal e Barão de Melgaço estão entre os municípios beneficiados.

Participaram ainda do evento o deputado estadual Max Russi, a presidente do Cedca, Annelyse Cândido, além de prefeitos e representantes dos municípios de Mato Grosso.

O aplicativo

No S.O.S. Infância, as denúncias podem ser feitas de forma anônima ou não e o denunciante deverá redigir um texto com informações básicas narrando o que presenciou, horário, localização, ponto de referência, e alguns detalhes sobre a criança e o ambiente onde o fato ocorre.

Entre os tipos de violação listados estão: trabalho infantil, situação de rua, negligência e abandono, discriminação, violência física, violência sexual, tortura, tráfico de criança e adolescente e violência psicológica. A denúncia apresentada poderá ainda ser acompanhada de uma foto.

A rede de proteção será formada pelos Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho (MPT), Setas e Cedca.

Fonte: setas