Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
Casos de Pedofilia tem aumentado em MT, alerta Promotora
23/11/2009
Casos de pedofilia tem aumentado em MT, alerta promotora
Redação 24 Horas News


A promotora Sasenazy Soares Rocha Daufendach, do Ministério Público de Várzea Grande,  alertou que os casos de pedofilia estão aumentando em Mato Grosso. Consequentemente, tem crescido a incidência também em Várzea Grande. A preocupação foi externada durante explanação sobre o assunto “Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. Segundo o Comitê de Enfrentamento contra o Abuso Sexual da Criança e Adolescente, ocorre 5 a 6 casos por dia no Estado, mas esse numero pode ser ainda  maior. 

Sasenazy conclamou   as crianças, os adolescentes, os pais, educadores e a comunidade a romperem a muralha do medo e do silêncio a fim de combater a exploração e abuso como única forma eficiente de combater os atos de violência. A grande maioria são meninas e o crime, em geral, ocorre dentro das próprias residências, sendo seus abusadores parentes próximos. Em 2008, foram registrados 2.195 abusos sexual contra crianças e adolescentes.

A promotora explicou que no mês de setembro o Ministério Público fez o lançamento da Campanha contra o “Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, em Cuiabá. “A Campanha tem por finalidade sensibilizar a população contra esse tipo de violência e sobre a importância de denunciar esses crimes” – ela disse. Os índices são alarmantes. No Brasil, em média, 165 crianças e adolescentes são abusadas por dia.

Várzea Grande será o primeiro município do Brasil a ter Plano Municipal de Combate a Pedofilia. O projeto de lei é de autoria do presidente da recém criada “ONG de Combate a Pedofilia”, vereador Toninho do Glória, que tem sido, entre os chamados políticos de base, um dos mais atuantes do Estado.  Segudo ele, mobilizar a população a denunciar os pedófilos é o grande desafio do “Movimento Estadual Todos Contra a Pedofilia.

Toninho do Glória acredita que daqui algum tempo, a sociedade poderá comemorar grandes frutos desse trabalho, ao lembrar o alerta do senador Magno Malta, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia (CPI), que disse “se nada for feito, em 15 anos o Brasil será o país mais lesionado por causa dos pedófilos que acreditam na impunidade”.

Para tentar reduzir os índices no Estado, a coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa Janete Riva disse que  é de fundamental importância ações no interior de Mato Grosso, onde também é grande o registro de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. “É um mal que tem assombrado nossas crianças. Estamos conclamando todas as gestoras para difundirem a campanha nos seus respectivos municípios” – disse. Até o momento, 24 municípios já aderiram à bandeira.

 
 
Fonte: Redação 24 Horas News
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT