Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias

Municípios ainda podem aderir ao Programa Criança Feliz.

08/02/2017
MDS

Brasília - Continua aberto o período para inscrição de municípios no Programa Criança Feliz, do governo federal. O prazo para entrega do Termo de Aceite por parte dos gestores municipais termina dia 10 de fevereiro. 

Até o momento, 620 municípios já aderiram ao programa. O assessor técnico do Criança Feliz, João Bachu, ressalta a importância estratégica da ação para o desenvolvimento do país. “Todas as evidências mostram que o grande problema é não agir, é não atuar. Os primeiros mil dias de vida são decisivos para a biografia das pessoas. É necessário que o município faça a adesão porque é preciso combater a vulnerabilidade social e a desigualdade social na raiz,” avalia. 

Depois do preenchimento do termo de adesão, a participação no Criança Feliz deve ser aprovada no Conselho Municipal de Assistência Social. A prefeitura deverá elaborar ainda um diagnóstico regional e um plano de ação para o município, que deverá explicar como serão realizadas as visitas domiciliares. 

Segundo Bachu, a capacitação dos profissionais estaduais está prevista para iniciar em janeiro. “Eles serão responsáveis por repassar a metodologia e protocolos do programa aos visitadores nos municípios, e, ainda, articular as visitas com a rede integrada, como saúde, justiça ou educação.” 

Programa – Lançado pelo governo federal em outubro, o Criança Feliz tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil. Serão priorizadas gestantes e crianças de até três anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva (crianças abrigadas). 

As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Além disso, o Criança Feliz integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. Até 2018, o governo federal pretende atender cerca de quatro milhões de crianças. 

Atendimento do Programa Criança Feliz: 
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h 
Telefone: 0800 707 2003
E-mail: 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

 
 
Fonte: MDS
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT