ricardo | | | Até o dia 29 de janeiro de 2010 estão abertas as inscrições para o curso de atualização Direitos da Criança e Adolescente destinado a conselheiros tutelares e de direitos da criança e do adolescente na modalidade a distância. O curso, uma iniciativa da ENSP, por meio da Educação a Distância, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, oferece 925 vagas em diferentes municípios do Brasil. A inscrição deve ser feitas, exclusivamente, por meio da ficha de inscrição. http://www.extranet.ead.fiocruz.br/simios/inscricao_web/inscricao_01_cpf.php
Além disso, os candidatos também devem enviar a documentação exigida por via postal.
O curso de atualização tem como objetivo desenvolver competências conceituais, comunicativas, interpessoais e políticas nos participantes e assim possibilitar o reconhecimento de mecanismos, disponíveis na legislação, que zelem e garantam a promoção dos direitos da criança e do adolescente. Com este curso, também pretende-se que os alunos estejam aptos para identificar quando tais direitos são ou poderão ser violados, adquirindo capacidade crítica de raciocínio e de avaliação da situação de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
O público alvo do curso são profissionais que já atuam como Conselheiros Tutelares ou Conselheiros de Direito tanto de nível médio quanto de nível superior. A atualização será inteiramente ministrada na modalidade a distância e integralmente financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH/Presidência da República), sem ônus para os alunos. O resultado da seleção estará disponível na página eletrônica da EAD/ENSP a partir do dia 01/03/2010.
Para ser candidato, o aluno deve atuar, prioritariamente, nos Conselhos dos Municípios da Agenda Social (lista disponível no Edital de seleção de alunos) e em Conselhos dos Municípios das regiões Norte e Nordeste do país. Os alunos também precisam dispor de pelo menos seis horas semanais para se dedicar as atividades do curso. Esta atualização tem a duração de quatro meses e está estruturada em duas unidades de aprendizagem compostas por nove módulos distribuídos em uma carga horária total de 72 horas.
A abertura das inscrições para o curso de conselheiros tutelares foi destaque na edição de quarta-feira (9/12) do jornal Bom Dia Rio, da Rede Globo. Na matéria, a coordenadora do curso Mariana Barcinski explica que a demanda de qualificação para a área é muito grande e em nível nacional. Ao todo estão disponíveis 925 vagas para esta edição do curso. Confira aqui a íntegra da matéria.
Edital para seleção de alunos para o curso de atualização de Conselheiros Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente. |