Logo Gestão CEDCA - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
http://www.cedca.mt.gov.br/html/
 
Vara Especializada de Crimes Contra Crianças e Adolescentes.
16/11/2009
aviso
16/11/2009 - 11h54
Janete cobra Vara Especializada de Crimes Contra Crianças e Adolescentes



Mais uma vez a coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva chamou a atenção da população para a campanha contra a pedofilia. Ela esteve na Rádio Cidade Independente, em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (16), onde também cobrou a implantação de uma Vara Especializada de Crimes Contra Crianças e Adolescentes. Para ela, essa será uma medida mais eficaz e rápida na investigação dos abusos às vítimas de pedofilia. O programa Cidade Independente é comandado pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro, Ana Karla Costa e Dirceu Carlino.

A campanha lançada em setembro visa mobilizar a população a denunciar os pedófilos. Esse é o desafio da Sala da Mulher em parceria com o Ministério Público Estadual, Instituto Cuiabano de Educação (ICE) e Unirondon. Tanto que já esta sendo disseminada em todo o estado, com a realização de palestras e distribuição da Cartilha Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes – Ajude-nos a mudar esta página. “Infelizmente os abusos contra crianças são comuns. E a campanha serve para alertar as mães a ficarem atentas sobre o dia-a-dia dos filhos, já que essa prática, em sua maioria, acontece dentro de casa. Essa é uma marca que fica para sempre”.

Outra ação citada foi o Encontro das Primeiras-damas realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios, que teve a campanha como tema. Na semana que vem a população de Colniza receberá a visita dos membros da campanha. “Vamos levar o alerta e distribuir as cartilhas. Para isso, é imprescindível a participação das primeiras-damas, pois a situação no interior do estado também é crítica”.

Ela disse que mesmo com a incidência crescendo nos pequenos municípios, ainda não há um cadastro único para saber o número exato de vítimas. No entanto, já há interesse do Governo do Estado em elaborá-lo. Ainda durante o programa, Janete lembrou a declaração do presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta, feita durante audiência pública na Assembleia Legislativa, de que caso nada seja feito, a impunidade tornará o Brasil a nação mais doente do mundo nos próximos 15 anos.

As ações dos conselhos tutelares e Disque 100 também foram citados no programa. Janete destacou a importância da capacitação dos profissionais envolvidos para que as vítimas sejam devidamente amparadas. É preciso conhecer as técnicas específicas para diagnosticar o comportamento da criança que sofre os abusos. “Esses sinais mostram o que ela está vivendo. Já o silêncio é uma arma a favor do pedófilo”, alertou a coordenadora.

Ela finalizou convocando a população a participar denunciando através do Disque 100 e 167 Deddica (Delegacia Especializada da Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes). “A campanha trará grandes resultados para Mato Grosso. Não tenham medo de sacrificar o futuro do seu filho por um dia de penúria”.

A cartilha alerta que uma em cada quatro meninas e um em cada 10 meninos é vítima de violência sexual antes de completar 18 anos em todo o mundo, tornando esse fator um problema de saúde pública.

 
 
Fonte: 24 HORAS NEWS
 
Logo Gestão CEDCA - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
http://www.cedca.mt.gov.br/html/