Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
MT reforça proteção à criança, idoso e ao adolescente com lei.
25/06/2012

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou e o governador Silval Barbosa (PMDB) sancionou o Projeto de Lei n° 259/2011, de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado Emanuel Pinheiro (PR) e do deputado Walter Rabello (PSD). A lei institui a Política Estadual de Prevenção, Identificação e Coibição de Práticas de Violência ou de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado de Mato Grosso.

A Lei n° 9.747 foi publicada no Diário Oficial, no dia 28 de maio de 2012. “Podemos considerar essa lei fruto do trabalho da Assembleia Legislativa”, declarou Pinheiro. O presidente de Direitos Humanos da AL frisou que o objetivo da Lei é adotar permanentemente na rede estadual de ensino de profissionais, ações e serviços capazes de identificar indícios de práticas de violência ou de exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como proceder aos devidos encaminhamentos a rede de proteção.

A Lei garante às vítimas a inviolabilidade da integridade física, psicológica e moral, como também ações permanentes e articuladas entre órgãos públicos e privados e a sociedade. “É necessário que todas as instâncias se unam em defesa das nossas crianças e adolescentes”, salientou Emanuel.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos a lei vai oportunizar a discussão constante sobre a questão com a sociedade, contribuindo para a existência de uma cultura de respeito às crianças e aos adolescentes, além de promover um ambiente escolar propício para o acolhimento de denúncias.

Emanuel Pinheiro salientou que são instrumentos da Política Estadual: conjunto de elementos de informação, plano estadual, diagnóstico, definição de objetivos, metas e instrumentos de execução e avaliações que organizam e integram o planejamento e as ações no combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Defender os direitos humanos, em especial os direitos das crianças e dos adolescentes, é proteger e possibilitar que a vida continue existindo”, apontou Emanuel Pinheiro.

 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa AL
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT