Ministério Público instaura inquérito para investigar C&A e Piraquê
27/10/2009
O Ministério Público de São Paulo instaurou dois inquéritos civis públicos a partir de representações do Projeto Criança e Consumo para investigar abusos em publicidades e promoções dirigidas ao público infantil.
Um dos casos trata da comunicação mercadológica da empresa C&A Modas Ltda., que, em 2007, veiculou filme publicitário e elaborou uma página na internet usando recursos do universo infantil e estimulando o consumo excessivo de produtos por crianças. No mesmo ano, a empresa realizou a promoção “Dia das Crianças 3 x melhor”, em que premiava quem comprasse mais de três produtos infantis, em claro apelo consumista. Tais ações foram devidamente denunciadas ao Ministério Público. A mesma estratégia de marketing foi repetida em 2009.
O outro inquérito instaurado tem como objetivo investigar a publicidade da Produtos Alimentícios Piraquê S/A. No último mês de agosto, a empresa veiculou filme publicitário associando o produto mini wafer à imagem da personagem infantil Bob Esponja. O anúncio focava-se totalmente no personagem, sem contemplar informações sobre o alimento. A empresa também realizou promoção associando esta linha de produtos a um álbum de figurinhas colecionáveis, estimulando o consumo de alimentos não saudáveis pelas crianças.
Ambos os casos estão na Promotoria de Justiça do Consumidor.
Permitida a reprodução para fins educativos e de informação, com indicação da autoria da matéria e do site do Instituto Alana, vedada qualquer utilização comercial ou com fins lucrativos.
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25