Usuário   Senha Ok
 
 
Início
Agenda
ARTIGOS
Diretoria Executiva
Membros
Institucional
Galeria de Presidentes
Comissão
FIA
Secretaria Técnica
Notícias
Escola de Conselhos
Regulamentos
Legislação
Resoluções
Conselhos Municipais
Entidades
Album de Fotos
Fale Conosco
Você está em » Notícias
Vara Especializada de Crimes Contra Crianças e Adolescentes.
16/11/2009
aviso
16/11/2009 - 11h54
Janete cobra Vara Especializada de Crimes Contra Crianças e Adolescentes



Mais uma vez a coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva chamou a atenção da população para a campanha contra a pedofilia. Ela esteve na Rádio Cidade Independente, em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (16), onde também cobrou a implantação de uma Vara Especializada de Crimes Contra Crianças e Adolescentes. Para ela, essa será uma medida mais eficaz e rápida na investigação dos abusos às vítimas de pedofilia. O programa Cidade Independente é comandado pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro, Ana Karla Costa e Dirceu Carlino.

A campanha lançada em setembro visa mobilizar a população a denunciar os pedófilos. Esse é o desafio da Sala da Mulher em parceria com o Ministério Público Estadual, Instituto Cuiabano de Educação (ICE) e Unirondon. Tanto que já esta sendo disseminada em todo o estado, com a realização de palestras e distribuição da Cartilha Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes – Ajude-nos a mudar esta página. “Infelizmente os abusos contra crianças são comuns. E a campanha serve para alertar as mães a ficarem atentas sobre o dia-a-dia dos filhos, já que essa prática, em sua maioria, acontece dentro de casa. Essa é uma marca que fica para sempre”.

Outra ação citada foi o Encontro das Primeiras-damas realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios, que teve a campanha como tema. Na semana que vem a população de Colniza receberá a visita dos membros da campanha. “Vamos levar o alerta e distribuir as cartilhas. Para isso, é imprescindível a participação das primeiras-damas, pois a situação no interior do estado também é crítica”.

Ela disse que mesmo com a incidência crescendo nos pequenos municípios, ainda não há um cadastro único para saber o número exato de vítimas. No entanto, já há interesse do Governo do Estado em elaborá-lo. Ainda durante o programa, Janete lembrou a declaração do presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta, feita durante audiência pública na Assembleia Legislativa, de que caso nada seja feito, a impunidade tornará o Brasil a nação mais doente do mundo nos próximos 15 anos.

As ações dos conselhos tutelares e Disque 100 também foram citados no programa. Janete destacou a importância da capacitação dos profissionais envolvidos para que as vítimas sejam devidamente amparadas. É preciso conhecer as técnicas específicas para diagnosticar o comportamento da criança que sofre os abusos. “Esses sinais mostram o que ela está vivendo. Já o silêncio é uma arma a favor do pedófilo”, alertou a coordenadora.

Ela finalizou convocando a população a participar denunciando através do Disque 100 e 167 Deddica (Delegacia Especializada da Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes). “A campanha trará grandes resultados para Mato Grosso. Não tenham medo de sacrificar o futuro do seu filho por um dia de penúria”.

A cartilha alerta que uma em cada quatro meninas e um em cada 10 meninos é vítima de violência sexual antes de completar 18 anos em todo o mundo, tornando esse fator um problema de saúde pública.

 
 
Fonte: 24 HORAS NEWS
 
 
 
 
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.
Rua General Valle, 567 - Bairro Bandeirantes - 78010/000 - Cuiabá/MT.
cedca@setas.mt.gov.br - Fone/Fax: (65) 3624.5796
www.cedca.mt.gov.br
UM PROJETO FINANCIADO COM RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
CNPJ Nº 37.499.613/0001-25

Desenvolvido pelo CEPROMAT